« Página inicial | PESO&Medida está online! » | Um ponto de encontro de profissionais » 

11 julho 2006 

Respostas e Ponto da Situação

Caros "Bloggers" PESO & Medida:

Agradecemos os vossos comentários neste Blog!

É para nós forte motivo de satisfação verificar que o site PESO & Medida teve, nas primeiras semanas após o seu lançamento, um impacto muito interessante. Os visitantes do site têm sido em número considerável. E também nos satisfaz que este Blog tenha já começado a servir o seu propósito - ser um ponto de contacto mais próximo e directo entre os utilizadores e os responsáveis do site.

Registámos com muito agrado o post da estudante da Faculdade de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), uma instituição Portuguesa de referência em Ciências da Nutrição (devidamente referenciada na nossa lista de Links). Partilhamos as ideias veiculadas, nomeadamente sobre o papel dos profissionais de Nutrição no combate à obesidade. É elevada a sua responsabilidade, e a das organizações profissionais que os representam, na educação e aconselhamento rigorosos dos utentes, numa altura de elevada proliferação de produtos e serviços que visam capitalizar na grande procura da perda de peso entre a população, sobretudo feminina. O recurso sistemático às evidências científicas mais consistentes (ou o reconhecimento da sua ausência, quando é o caso) será sempre uma mais-valia e esperamos que o nosso site possa ajudar neste processo. Desejamos que, em particular a página de Nutrição do PESO&Medida, seja cada vez mais um recurso de utilidade para as tomadas de decisão deste grupo profissional tão importante. Todas as ideias serão bem-vindas relativamente a novas ferramentas a construir para vos servir, tal como, por exemplo, a (Nova) Roda dos Alimentos em formato web, que está já disponível no site (nota: por lapso, não está ainda devidamente assinalada a autoria da "Roda", mas estará em breve).

A propósito de estudantes, profissões e universidades, duas secções a desenvolver neste site num futuro próximo são:
. Rede de Especialistas: Lista de profissionais Portugueses especializados em obesidade e áreas relacionadas (Investigadores, Professores, Nutricionistas, Fisiologistas, Médicos, Psicólogos, etc.);
. Ensino e Formação: Lista de cursos académicos e profissionais em Obesidade e áreas afins (Ciências do Desporto, Ciências da Nutrição, Medicina, etc.), em instituições nacionais e estrangeiras.

Relativamente a questões colocadas no Blog sobre aconselhamento individualizado e viabilidade de respostas a questões directas ("consultório"), essa possibilidade não é ainda uma realidade, embora esteja a ser ponderada. Para já, podemos garantir que questões objectivamente formuladas sobre os temas deste site - obesidade e comportamentos relacionados - e que sejam colocadas neste Blog, serão seriamente ponderadas quanto à sua inclusão, com a devida resposta, nas secções Perguntas e Respostas, Facto ou Mito?, ou outras. Aguardamos pois as vossas questões!

Outra novidade PESO & Medida a lançar em breve é o WIKIPeso. Trata-se uma inovadora ferramenta da "família" da Wikipedia (enciclopédia aberta online... se não conhece, visite o site www.wikipedia.org rapidamente!), que irá permitir a construção de um dicionário/enciclopédia online sobre conceitos essenciais em obesidade e controlo do peso, nutrição, exercício físico, saúde, etc... Uma das originalidades desta ferramenta, à semelhança de todas as do tipo "wiki", é que todos os utilizadores, nomeadamente os especialistas e profissionais nas áreas em causa, poderão contribuir directamente para a construção deste dicionário PESO&Medida! Este será assim um projecto comum entre todos os que se interessam por este assunto de forma responsável. É grande a nossa expectativa relativamente às possibilidades e novas sinergias criadas pelo WIKIPeso!

E por ora é tudo. O site continuará de forma consistente e progressiva a ser melhorado e permaneceremos sempre abertos e muito atentos a todas as sugestões e comentários (positivos ou não) para o tornar no que queremos que seja: o recurso online de referência em matéria de obesidade e comportamentos associados.

Olá a todos!

Tenho 50 anos, sou professora e tenho uma vida bastante activa. Ando a pé o mais que posso, prefiro escadas a elevador, faço 45 minutos de natação (bruços) pelo menos uma vez por semana. Estou em pré-menopausa desde os 47 anos, com todos os distúrbios e preocupações inerentes. Optei por não fazer terapia hormonal de substituição, recorrendo antes a isoflavonas de soja.

Em Dezembro/Janeiro, na sequência de um problema de saúde que envolveu o recurso a cortisona, passei de 55-56 kg para 64 kg – tenho 1,53 m de altura! Pior que o aumento de peso, o que realmente me fez sentir a necessidade urgente de agir foi constatar que as minhas articulações tinham ficado afectadas, em particular os movimentos do cotovelo, joelho e anca estavam muito “presos”.

Sequelas da cortisona ou consequência do excesso de peso? Achei que a melhor estratégia seria alterar a variável “peso” e ver o que acontecia... mas aí comecei a desanimar, porque não havia meio de conseguir perder um grama que fosse. Elaborei cuidadosamente o meu plano alimentar, de forma (pensava eu) tão equilibrada e correcta quanto possível, consultando livros e sites na net. Note-se que já não sou pessoa de embarcar em dietas-relâmpago nem fundamentalistas, os desequilíbrios da menopausa chegam e sobram!

Um facto inesperado e agradável: no âmbito da minha reorganização alimentar, substitui os comprimidos de isoflavonas por soja (feijão, hamburguers, rebentos) e derivados (iogurtes, leite, chás) que integrei várias vezes ao dia na minha dieta. No espaço de duas semanas, os sintomas da menopausa atenuaram significativamente e actualmente são quase inexistentes. Relação de causa-efeito ou coincidência? Não sei, mas gostei!

Quanto ao peso, nada... As mulheres da minha família têm tendência para ficar redondas depois da menopausa, o meu médico assistente não achou alarmante o peso a mais no contexto do meu check-up anual, resolvi preocupar-me com as articulações: fiz acunpunctura e comecei a fazer 5 km de bicicleta estática diariamente. Algumas melhoras, peso na mesma...

Foi aí que surgiu o “Peso&Medida”. Li a reportagem na Pública, fui ao site e, através do Questionário de Frequência Alimentar, construí nesse mesmo dia uma dieta de 1200-1500 calorias diárias que tenho respeitado tão escrupulosamente quanto possível. Entretanto tenho vindo a aumentar a bicicleta estática e actualmente estou a fazer cerca de 25 km / 45-60 minutos por dia. Resultado actual: quatro quilos a menos!!!! O meu objectivo é chegar aos 58 kg (+- 0,5 kg), a partir daí tudo o que vier a baixar já vai ser bónus...

Quanto às articulações, a minha maior preocupação, pelos vistos estão boas e recomendam-se. Mobilização E dieta adequada, em conjunto, confirma-se que são a fórmula do sucesso.

E pronto, se mais o vosso esforço não tiver feito (acredito que terão muitíssimo mais sucesso!) pelo menos a mim já me ajudaram! Daí o meu sincero e enorme MUITO OBRIGADA a todos.

P.S. Assim que chegar aos 58 kg, eu aviso :-))

As boas notícias, mais do que as más, merecem ser partilhadas. Por isso não resisto a deixar um pequeno testemunho do meu caso pessoal: iniciei há exactamente um ano um processo de aprendizagem de novos hábitos alimentares e de exercício físico no âmbito do Programa PESO da FMH. Neste período, consegui perder os 20Kg que me sobrecarregaram nos últimos 12 anos. Gradualmente. Sem qualquer sacrifício. No meu caso, o problema da obesidade conseguiu - para já! - resolver-se com a simples interiorização de novos hábitos. Como mais vezes, como melhor, como com prazer. E descobri que andar (caminhada) é um prazer imenso e viciante. Caminho todos os dias e ao fim de semana reforço a dose. Passei também a subir escadas, que antes não suportava.
Temos de acreditar que é possível mudar, mesmo quando achamos que já fazemos quase tudo bem. Eu também achava... e mudei. Gostava que todas as pessoas que sofrem do mesmo problema que eu sofria acreditassem que é possível e confiassem na sua força interior para mudar. Basta querer! Força e coragem fazem o resto.
Deixo uma dica:
é mais fácil conseguir sucesso quando temos alguém que partilha connosco esta decisão de ser activo e saudável. Nos momentos de fraqueza, é importante que alguém nos ajude a entrar nos eixos!

Tenho 53 anos, 1,75m e 67 Kg. No espaço de um ano (entre os 51 e os 52) perdi 18 Kg,paulatinamente, perda essa que tenho conseguido manter.
Essa redução resultou de uma estratégia combinada:alteração do regime alimentar e prática de exercício físico (que só comecei a praticar a partir dos 50).
Como de tudo, à excepção de fritos.Como sopa de legumes duas vezes por dia (almoço e jantar), seja Verão ou Inverno. Reduzi substancialmente a ingestão de carne vermelha (passam-se semanas que não a como!),prefiro frango, coelho, cabrito, etc. Normalmente como peixe, sempre acompanhado ou com arroz ou batata, e sempre com legumes crus ou cozidos.Fruta e pão, de preferencia de mistura, a todas as refeições. Faço 5 a seis refeições por dia,as intercalares recorrendo sobretudo a leite e derivados e/ou fruta.
Vou ao ginásio pelo menos 3 vezes por semana, e sempre que posso ando, subo escadas e corro.
Optei por não fazer terapia de substituição hormonal por não sentir alterações significativas que prejudiquem a minha qualidade de vida.
Sinto-me bem como estou, mas partilho da opinião que esse bem estar resulta sempre de uma opção consciente, isto é, é preciso trabalhar para ele e estar atenta.

ola todos.chamo-me joana tenho 24 anos e sou enpregada fabril .a cerca de 1 ano que luto comtra a obessidade perssoposme a fazer um tratamento numa clinica espesializada.quando começei a fazer o tratamento pesava a volta de 113kilos e neste momento estou com os fantasticos 76kilos estou felississima.mas ao contrario daquilo que muitas pessoas imaginam foi uma luta dificil, tanto fisica como pessilogicamente .caso queram saber um pouco mais da minha estoria ou do meu percursso nao se acanhem pergumtem que eu terei todo o gosto em responder.ha! ja agora a minha meta sao os 70kilos.tenham coragem e seijam felizes.

Olá a todos/as,

tenho 34 anos e sou mãe de dois filhos (lindos, por sinal). Durante 11 anos fui fumadora de muitos cigarros (+- 30/dia) e quando engravidei do meu filho consegui deixar de fumar, gradualmente. Não fumo desde então, já lá vão 6 anos. Nessa gravidez engordei 18 kg e levei um ano a voltar ao meu normal, que mantinha já uma tendência para o excesso de peso (aliás, desde a minha adolescência, já que engordei 16 kg dos 15 para os 16 anos, passando de 56 para 72). A gravidez seguinte foi pacífica já que engordei apenas 9 ou 10 kg (o facto de ter feito diabetes gestacional obrigou-me a ser muito rigorosa no regime alimentar). No entanto, situava-me já no excesso de peso, com 74 kg, para 1,65 cm.
Neste momento, confesso que esse peso até já seria uma benesse. Este ano de 2006 foi um pouco ingrato comigo e trouxe consigo dois abortamentos espontâneos, em Janeiro e em Setembro. Sim, pretendo ter um terceiro filho! O problema é que cada um destes abortamentos engordei 3 kg, estando neste momento com 80 kg. Estou quase em desespero e é por isso que escrevo aqui. Tenho tentado regrar-me, cumprir um plano alimentar moderado (sou acompanhada pela NaturHouse semanalmente) e fazer exercício físico. Como não tenho muito tempo para caminhar ou frequentar o ginásio, danço em casa durante uma hora seguida e garanto que sinto o efeito! O problema é que o peso não baixa. Eu sei que tenho que ser perseverante e forte psicologicamente (curiosamente sou psicóloga) mas fraquejo com muita facilidade. Acho que posso compensar-me agora e logo depois queimar mais calorias, o que quase nunca acontece...
Ajudem-me a enontrar e força que eu sei que só pode estar dentro de mim e perdoem-me o discurso longo e entediante. Obrigada.
Maria José

Será que não há mais?? desde julho... desde o último post já lá vão uns mesitos.
não deixem morrer o projecto!

Olá a todos.

Sou psicóloga clínica e foi com agrado que encontrei o vosso blog.

Trabalhei num projecto de intervenção destinado a jovens obesos no Centro de Saúde de Oeiras. Gostaria de repetir este projecto no local onde trabalho actualmente (posto médico dos Bombeiros de Paço de Arcos). Por esta razão, gostaria de saber se consideram este projecto interessante e quais as sugestões que me podem fazer.
Estou a considerar a hipótese de realizar consultas individuais e em grupo, com preços adaptados aos rendimentos do agregado familiar.

Bom dia!

Foi criado há dois dias um blog chamado NH Dieta Saudável (http://nhareeiro.blogspot.com), com o intuíto de apoiar, esclarecer e ajudar pessoas que pretendam perder peso, de forma saudável.

Pensamos que será mais uma ferramenta de esclarecimento e de discusão sobre este tema que está na ordem do dia e que nos afecta a todos, directa ou indirectamente, pois todos temos pessoas que conhecemos ou familiares com peso a mais ou até obesas. Esperamos que seja mais uma ferramenta para que as pessoas possam tomar as decisões mais acertadas quando tomam a decisão importante de mudar o seu peso.

Boa sorte a todos.

Acabo de ler os comentários mais recentes e fui particularmente tocada pelo caso da Maria José que, sendo psicóloga, nos relata a sua dificuldade em conseguir vencer as tentações que a desafiam diariamente. Ninguém melhor do que a equipa que lidera este projecto do Peso e Medida para aconselhar a Maria José, mas não posso deixar de lhe enviar um forte abraço de solidariedade e dizer que compreendo muito bem o que sente. Mas, acima de tudo, gostava de deixar uma palavra de confiança e entusiasmo, porque é possível vencer as adversidades. É importante encontrarmos as "muletas" certas para nos apoiarmos nos momentos de fraqueza. No meu caso, a grande ajuda, para além da determinação pessoal, foi o facto de ter partilhado a minha vontade de vencer o peso com todos os meus amigos e familiares. Esta partilha teve o efeito de compromisso, que me encorajou sempre a não fraquejar, para não ficar mal perante os outros. Se o compromisso fosse só comigo, possivelmente não teria conseguido perder o peso que perdi (20kg) em menos de um ano.
Descubra aquilo que funciona melhor consigo, algo que a comprometa, e nunca deixe de acreditar que é possível.
Boa sorte. Vai conseguir!

Olá a todos, é com grande agrado que encontro este blog Peso & Medida. Tenho 23 anos e apesar da tenra idade e de um passado de boa forma, o sedentarismo levou-me a começar a ganhar peso. Eu que estava em plena forma passei a estar com excesso de peso e a aperceber-me que ia ao encontro do tipico estilo masculino da minha familia... mais largo que alto. Foi então por sorte que uma amiga minha deu-me a conhecer uns produtos dietéticos que aconselho a toda a gente... não posso deixar de o fazer, depois de sentir e ver os resultados que tiveram em mim, minha mãe e minha sogra. Eu perdi peso (8kg em 3 meses), a minha mãe centimetros (ficou com a roupa larga) e a minha sogra conseguiu debelar dores constantes e diárias nas articulações (dores nocturnas e de manhã em que não se conseguia levantar sem ajuda assim como dores resultantes de algum esforço mais acentuado). Eu gostava de dar a conhecer esta minha história porque se baseam em produtos muitas vezes mal compreendidos, mas cujos resultados são de facto inquestionáveis. Estou a falar dos produtos da Herbalife. Eu aconselho a toda a gente que queira perder peso e não consiga, ou que queira apenas ter uma alimentação mais saudável que procure estes produtos e que experimente (eu experimentei porque tinha 30 dias de garantia caso não tivesse resultados...por isso o que perdia?). São produtos baseados principalmente na proteína de soja magra e em aloé vera. Não são mágicos, mas com vontade têm resultados espectaculares.

Para quem quiser experimentar e não conheça quem venda destes produtos, vá à net e procure por eles, que de certeza encontram. Ou então contactem-me que eu coloco-os em contacto com quem consegue disponibilizar os produtos (diogoalmeid@gmail.com)

Agradeço a oportunidade de poder expressar a minha opinião sobre os produtos Herbalife, pois gostaria que estes ajudem outros como me ajudaram a mim.

Obrigaddo a todos por lerem e ao Peso & Medida por permitir este post e por abrir um espaço com este tema.

os produtos da herbalife sao prejudiciais para problemas de tiroide agravando-a...e causa problemas dentários...tenham cuidado...

comprem o livro viva melhor e sigam o plano para perder peso..resulta mesmo ... e nao ha como perder peso comendo.. e mais comendo alimentos saudáveis.

os produtos da herbalife resultam... pois eu ja tomei mas voltei a engordar o dobro... e ja ouvi falar dos seus maleficios ... tenham cuidado ...

ola! tenho 14 anos pesava 76kilos agora peso 61, porque fiz o tratamento herbalife, ja fiquem contente com isto mas o meu objectivo era pesar 55kg mas os meus pais nao tiverm como pagar mais tratamento entao ao fim de 3 meses tive de parar com o tratamento a pessoa do herbalife que me siguiu esses 3 meses fez questao de me seguir mais algum tempo, mesmo nao tomando a medicação mas ja e uma grande ajuda! obrigao

Enviar um comentário